FUNDAÇÃO PROFUNDA

 A empresa Inacio Estaqueamento é especializada em fundações profundas, abaixo segue a explicação pela norma técnica, do que é uma fundação profunda.


Segundo a NBR 6122, fundação profunda é  um “elemento de fundação que transmite a carga ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas, e que está assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta, e no mínimo 3m, salvo justificativa. Neste tipo de fundação incluem-se as estacas, os tubulões e os caixões.”


A empresa realiza dois tipos de fundações : Fundação realizada por, PERCUSSÃO, e o tipo de HÉLICE CONTINUA MONITORADA. Abaixo segue a especificação de cada uma com suas caracteristicas.

 

 
 
HÉLICE CONTINUA MONITORADA

A Hélice Continua Monitorada, é um tipo de fundação profunda, estaca escavada e moldada “in loco”, é divida em três etapas perfuração, concretagem, colocação de armadura.
     A perfuração é feita por meio de um trado, que é penetrado no solo com o torque necessário para superar a resistência apresentada pelo mesmo.

     A haste de perfuração em forma helicoidal, com uma ponta própria para perfuração do solo, os terrenos coesivos como os arenosos, havendo ou não lençol freático não há restrições, já não há possibilidade executar os serviços em terrenos com matacões ou rochas.

     Alcançada a profundidade desejada o concreto é bombeado através do tubo central. Neste momento a hélice passa a ser extraída do terreno, de forma lenta e continua preenchendo todos os espaços vazios deixados pela retirada da haste de perfuração.

     O concreto utilizado para execução dos furos apresenta resistência de 20Mpa, slump 22 + - 2 cm.

     Por fim a armação é posta normalmente após o término da concretagem, sendo introduzida manualmente, e a armação utilizada varia de acordo com os esforços ao qual a estaca está submetida.

     Esse processo de fundação, apresenta um custo beneficio maior, devido as caracteristicas apresentadas a seguir.

- Maximização da produtividade;
- Preços Competitivos;
- Ausência quase que completa de ruídos e vibrações, essenciais em áreas urbanas;
- Aumento da capacidade de carga por estaca.

 
 
ESTACAS PRÉ-MOLDADAS
           A fundação com estacas pré-moldadas é executada através do método de percussão onde é utilizado o martelo em queda livre, a energia aplicada sobre a estaca irá depender do peso e a altura de queda do martelo.

     As estacas cravadas podem usualmente de concreto armado, metálicas e madeiras, podendo variar conforme a necessidade do projeto.

     A empresa disponibiliza de 08(oito) equipamentos de Bate-Estaca, e martelos que variam de 1800 kg a 3100 kg.

Os equipamentos têm capacidade de cravar peças até 12 (doze) metros de comprimento sem a necessidade de utilizar emendas metálicas, a estaca é cravada até que atinja a nega exigida em projeto.

Estacas Carga
16x16

20 tf

18x18 25 tf
20x20 35 tf
23x23 45 tf
26x26 55 tf
30x30 75 tf
2017 © INÁCIO ESTAQUEAMENTO - DIREITOS RESERVADOS